segunda-feira, 4 de março de 2013

O Caçador de Pipas


Livro do escritor Khaled Hosseini de 2003, que conta a história de Amir, um garoto rico do Afeganistão que trai seu melhor amigo e filho do empregado de seu pai, Hassan.

A história tem como pano de fundo o cenário político do país após a queda da monarquia com a deposição do rei Zahir Shah, a invasão soviética, o refúgio da massa afegã para o Paquistão e os EUA, e a implantação do regime militar pelo Talibã.

O livro mostra o preconceito contra a etnia Hazara através de Hassan, que ainda por cima tem lábios leporinos e sofre na mão de colegas e de seu melhor amigo.

Em um torneio de Pipas em Cabul, Amir ganha a competição e pede para seu amigo ir buscar a pipa. Hassan corre atrás dela mas demora, chamando a atenção de seu amigo que vai procurá-lo e presencia um ato de violência dos colegas de escola para com Hassan.

Amir fica calado e não conta que viu o abuso, mas sua relação com Hassan acaba piorando e faz com que Hassan e seu pai saiam de sua casa.

Os anos se passam e Amir vai para os EUA onde vira um escritor de sucesso.

O livro é belíssimo e nos mostra outro lado da vida no Afeganistão, país castigado por inúmeras guerras e conflitos.

O Caçador de Pipas foi adaptado para o cinema em 2007 mas sugiro ler o livro antes de ver o filme que peca por não conseguir transmitir a profundidade da narrativa de Hosseini.

Recomendo...

Nenhum comentário: