sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Nirvana

Vendendo mais de 70 milhões de discos no mundo todo desde o início da banda no final dos anos 80, Nirvana continua influênciando gerações de jovens em todo o planeta. Se você for em Nova Guiné, poderá ver um adolescente com uma camisa do Nirvana; na Amazônia também.

Formado por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl, fizeram parte do movimento Grunge, junto com Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, nos anos 90. Os shows no Brasil, nessa época, no Hollywood Rock, foram antológicos.

O som deles é bem puxado pelo Punk Rock, com distorções e timbres mais modernos. foram influenciados, mas eram bem mais soturnos que o Ramones e outras bandas Punks. Gostavam de Led Zeppelin e Black Sabbath. Mas eram de outra geração. O sexo, o rock e as drogas, no entanto, continuavam os mesmos e o Nirvana sucumbiu ao vício de Kurt pela heroína.

Após gravar três discos, Bleach, Nevermind e In Utero, mais um disco acústico, alguns especiais para a Mtv, o Nirvana acabava antes mesmo de aproveitar o sucesso mundial. Chegaram no ápice e caíram na mesma velocidade, descendo de um tobogã aventureiro e inconsequente em direção à morte.

E foi assim que a banda precursora do movimento Grunge, seguidora dos Melvins, Pixies e do Sonic Youth acabou-se em meio aos picos e delírios de um gênio desperdiçado. Kurt Cobain, que enterrou o Nirvana junto com ele.

Após o final da banda, Dave Grohl formou o Foo Figthers e Krist Novoselic ficou sumido por uns tempos.

A Vida de Kurt Cobain


Vários livros e filmes foram publicados sobre a vida de Kurt e a banda, mas um que chamou a atenção da crítica foi o livro Mais pesado que o céu. A biografia de Cobain. Tem uma grande participação de Courtney Love, viúva de Kurt. Ela narra o dia a dia nos hotéis durante as turnês pelo mundo.

O casal era considerado a personificação de Sid e Nancy do Sex Pistols, símbolos do Punk dos anos 70 e viciados em heroína. Diz a lenda que Sid matou Nancy com uma facada em um hotel enquanto viajavam à dias dentro do quarto se drogando e dormindo. Meses depois Sid morreu de overdose.

Kurt Cobain e Courtney Love tiveram uma filha, Frances Bean Cobain. Por causa da vida em um abiente recheado de drogas , eles quase perderam a guarda em vários processos judiciais. Em alguns momentos o líder do Nirvana ficava são, mas não conseguia ficar muito tempo limpo e voltava a se drogar.

Fôra internado diversas vezes com overdose, vivia com uma dor de estômago constante e não aguentando mais se suicidou no dia 5 de abril de 1994.

O Nirvana nunca mais se apresentaria, mas ficaria marcado como uma banda que revolucionou a música de uma geração.

Livro "Mais pesado que o Céu": http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/49886

Nenhum comentário: