domingo, 28 de dezembro de 2008

Jazz - das raízes ao rock


Esse livro , de Lillian Erlich conta a história do jazz e de seus maiores compositores.

O estilo veio de influências africanas e eropéias, misturando ritmos de tambor e os cantos de trabalho nas plantações de algodão dos Estados Unidos com harmonias do velho continente.

O apogeu do estilo em Nova Orleans nos anos 20 na chamada "Era do Jazz"; o som dançante do Swingde artistas como Bennu Goodman e Woody Herman; o bop, o cool jazz, o funky e o free; o jazz rock trazendo novas misturas ao estilo, tudo e todos os mais importantes artistas do jazz são retratados nesse livro.

Esse livro é indicado para amantes do estilo, novatos que queiram conhecer mais sobre o jazz e curiosos sobre as raízes da música negra norteamericana.

Jazz - das raízes ao rock é recheado de fotos históricas de artistas como Miles Davis, Duke Ellington, Bessie Smith john Coltrane, Luis Armstrong, entre outros.

O jazz é até hoje considerado uma forma singular de arte que continua se desenvolvendo e mudando em nossos dias, sem modismos nem pressões de grandes figurões da indústria musical dos Estados Unidos.

É a música negra desenvolvida nas senzalas e igrejas do interior, expressando os mais profundos sentimentos desse povo marcado pela escravidão.

A autora Lilian Erkich consegue nos transmitir com maestria um pouco do espírito de uma época difícil, mas que produziu um estilo que revolucionou o mundo da música.

É difícil encontrá-lo para vender, minha edição é de 1977, mas existem cópias do livro em várias bibliotecas públicas pelo Brasil, ou até mesmo na internet para download. Boa busca!!!

Nenhum comentário: