sábado, 27 de dezembro de 2008

Faça a coisa certa

Num dia de verão, o sol escaldante põe todo mundo do Brooklin nas ruas.

O bairro novaiorquino é o cenário ideal para mostrar as diferentes nuances do preconceito e das confusões que são armadas em razão dessa socialização forçada nos bairros mais pobres de Nova York.

O filme Faça a coisa certa (1989) de Spike Lee tem como proagonista um entregador de pizza Mookie(Spike Lee) que trabalha para Sal (Danny Aiello) entre os encontros com sua namorada e as conversas com seus amigos e as confusões dos vizinhos.

A pizzaria chamada Sal´s Famous Pizzeria é o local de encontro do bairro, acontece que os donos são italianos e os fregueses negros. Ela é decorada com atores e esportistas italianos, alguns fregueses reclamam e a partir daí a confusão se inicia.

Os conflitos raciais retratam uma época de tensão, num lugar aparentemente dominado pelas drogas e pelo crime organizado, mas que possui grandes personagens do cotidiano, pessoas que querem realmentre fazer a coisa certa, mesmo em momentos de desespero e aflição.

Greandes atores participam do filme como John Turturro, Danny Aiellom, Giancarlo Esposito, Ruby Dee, Ossie Davis e John Savage.

A trilha sonora vai desde salsa até Fight the Power, do Public Enemy.

Mas o diretor Spike Lee se superou mesmo nesse filme foi com os personagens, cada um protagonizando um tipo diferente e esquisito, tem o narrador da rádio, um armário que andava pelo bairro com aqueles rádios a pilhas enormes no ombro ouvindo a mesma música, os coreanos donos do armazém, os italianos donos de uma pizzaria...

Até que a tensão aumenta tanto, junto com o calor, que uma confusão deliberada eclode ttransformando o bairro em uma zona de guerra.

Com o final trágico mas com esperança, Faça a coisa certa é um filme que retrata uma realidade com doses de drama e humor. Foi um dos trabalhos que consagrou o aclamado Spike Lee.

Comprar:
http://www.submarino.com.br/produto/6/174212

Nenhum comentário: